A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o verão 2024/2025 (de novembro a fevereiro) gere um faturamento de R$ 157,7 bilhões, 1,7% a mais que no ano anterior. O segmento de serviços, especialmente nas áreas de turismo, saúde, beleza e lazer, deve ser o mais beneficiado, com grandes oportunidades para novos empreendimentos.
Negócios em alta no verão
- Guia de turismo – Ideal para microempreendedores individuais (MEI), que podem organizar passeios na cidade e arredores, explorando a crescente demanda por roteiros locais.
- Ecoturismo – Trilhas, pedaladas e aventuras ao ar livre são cada vez mais procuradas, permitindo organizar pacotes para grupos interessados em turismo sustentável.
- Esportes – No litoral, aulas de surf, stand-up paddle, kitesurf e outras atividades ganham destaque. Oferecer escolinhas para jovens em férias, como vôlei de praia e futebol, pode ser lucrativo.
- Recreação infantil – Colônias de férias e atividades em condomínios são opções para entreter crianças antes das viagens em família.
- Hospedagem para pets – Serviços para quem viaja e não pode levar seus animais de estimação são muito procurados. Diferenciais como recreação para pets podem fidelizar clientes.
- Gastronomia – Alimentação saudável e prática é tendência no verão. Aposte em sucos, sanduíches e refeições congeladas para atender turistas em praias e casas de campo.
- Moda praia – Biquínis, óculos de sol e acessórios como chapéus e bijuterias são itens de alto giro na estação.
- Produção de eventos – O verão é perfeito para shows, exposições e festas. Organizar eventos culturais e musicais para bares e espaços de lazer pode ser altamente lucrativo.