Ecoturismo

R$ 218 bilhões e 6 biomas: turismo se consolida como um dos setores mais dinâmicos da economia

Compartilhe

O turismo desponta como um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira, aproveitando a estabilidade econômica para impulsionar emprego e renda em uma vasta rede de pequenos negócios. De acordo com a Phocuswright, empresa especializada em pesquisas de turismo, o setor cresceu impressionantes 37% em 2023, adicionando R$ 218 bilhões à economia. No mesmo ano, o Brasil recebeu 5,9 milhões de visitantes internacionais, um aumento de 62,7% em relação a 2022.

O ritmo de crescimento em 2024 promete superar expectativas. Dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, revelam que mais de 5,4 milhões de turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil entre janeiro e outubro. Apenas em outubro, o país registrou 508,7 mil chegadas internacionais, 24,1% a mais do que no mesmo período do ano passado. Os argentinos lideram o fluxo, com 1,58 milhão de visitantes desde o início do ano, seguidos por norte-americanos (572 mil) e chilenos (518 mil).

“O Brasil é o único país no mundo com seis biomas distintos, o que nos torna um destino incomparável. Tivemos o melhor mês de outubro da história no setor aéreo, com um crescimento de 6,5% em relação ao ano anterior, totalizando 8,3 milhões de passageiros. Nossa criatividade e cultura não apenas atraem visitantes, mas também geram empregos, inclusão e desenvolvimento. Hoje, o setor de turismo conta com 1,78 milhão de empresas no país, sendo 97,4% delas pequenos negócios que mantêm o setor pulsando”, destaca Décio Lima, presidente do Sebrae.

Com um cenário tão promissor, o turismo brasileiro reafirma seu papel como motor de crescimento econômico, aproveitando suas riquezas naturais e culturais para conectar empreendedores e visitantes do mundo todo.

Comunicar erro

Comunique à redação erros encontrados nesta página