Roteiros

Roteiros de vinho e cachaça unem produtores e expandem turismo no Interior paulista

Compartilhe

https://agricultura.sp.gov.br/
https://agricultura.sp.gov.br/

São Paulo está ampliando sua presença no mercado de turismo e no setor de bebidas com iniciativas que unem produtores, governo e feiras especializadas.

Protocolo de intenções firmado com a Feira Wine São Paulo e a Cachaça Trade Fair reforça o compromisso do estado em promover as cadeias produtivas do vinho e da cachaça, pilares do turismo rural e gastronômico paulista.

O estado já é referência em qualidade e inovação. Na vitivinicultura, São Paulo registra um crescimento expressivo, com um aumento de 800% na área destinada à produção de uvas em 2023, somando mais de 40 vinícolas de excelência. Esse esforço é potencializado pelo programa Rotas do Vinho de São Paulo, que integra vinícolas a serviços turísticos, como hospedagens e restaurantes, fomentando o enoturismo e criando oportunidades econômicas para as regiões produtoras.

Rotas do Vinho de São Paulo são uma iniciativa de promoção do enoturismo que deve gerar novos negócios, movimentando a economia regional paulista. O programa estabelece rotas turísticas ligadas às vinícolas, fomentando não apenas a produção de vinhos, mas também hospedagens, restaurantes e outros tipos de comércios e serviços.

Em relação à cachaça, bebida tradicional e patrimônio histórico e cultural do Brasil, SP é o maior produtor, consumidor e exportador, segundo levantamento da Pasta. São mais de 400 unidades que produzem a bebida em território paulista, o que representa 45% da produção nacional.

No universo da cachaça, SP lidera nacionalmente com 45% da produção brasileira. Além de ser o maior exportador do país, o estado promove a valorização da bebida como patrimônio cultural. A premiação das melhores cachaças paulistas no 1º Concurso Estadual da bebida destacou o compromisso com a qualidade e a inovação no setor.

Com feiras de destaque na América Latina e o apoio de institutos como o IAC e a CATI, São Paulo impulsiona não apenas a produção de vinhos finos e cachaças, mas também a geração de empregos e o fortalecimento do turismo regional, consolidando sua posição como líder no setor.

Comunicar erro

Comunique à redação erros encontrados nesta página